Festa temática: por que fazer uma no seu evento corporativo?

Tendência não tão nova assim, a festa temática em evento corporativo ainda é uma boa pedida para quem deseja inovar

Já estamos em novembro e, como acontece na maioria das empresas, vem chegando a época de fazer eventos corporativos de final de ano. Em geral, quem organiza empreende um grande esforço na festividade. Afinal, esses eventos são uma ótima forma de melhorar a comunicação entre os colaboradores, gerar engajamento, aproximar clientes e fornecedores, estreitar laços entre sócios, entre outras grandes vantagens. Mas que tal fazer diferente esse ano e pensar em uma festa temática?

Por que considerar fazer uma festa temática para minha empresa?
Embora esteja em ascensão, a festa temática para empresas não chega a ser uma novidade. O conceito, na verdade, é aplicado no meio empresarial há algumas décadas. A ideia é ter uma perspectiva ampla sobre estratégias a fim de fortalecer os laços entre a equipe e otimizar a comunicação interna.

O que deve ser considerado ao organizar uma festa temática?
Antes de levar a ideia da festa temática adiante, é preciso considerar algumas variáveis. Afinal, alguns fatores podem exercer influência direta sobre o planejamento, a execução e o resultado final de seu evento. Uma delas é o público.

Antes de tomar uma decisão sobre a festa temática, é preciso levar em consideração o perfil das pessoas convidadas. Por isso, vale a pena sondar o gosto da maioria sobre música, arte, comida e seus hobbies. Vale a pena até mesmo fazer uma enquete com algumas possibilidades e deixar que a maioria decida. Dessa forma, o evento é interativo desde os preparativos e tem tudo para ser divertido e agradável para todo mundo.

Outro fator a ser considerado ao organizar uma festa temática (e, nesse caso, qualquer outra festa) é a quantidade de pessoas. Encontrar um espaço que comporte tantas pessoas e, em especial, o tipo de festa é importante. Afinal, uma boa ambientação faz toda a diferença.

Para finalizar, outro fator que é sempre bom ter em conta é a mensagem que você deseja passar com essa festa temática. Ok, todo mundo vai adorar aproveitar a culinária diferenciada, a decoração inovadora e os aspectos culturais. Mas também é importante escolher um tema que se adeque ao contexto da mensagem que a empresa deseja transmitir para seus colaboradores, clientes, sócios, investidores e fornecedores. Afinal, ainda estamos falando de trabalho.

Quais as tendências para uma festa temática?
Depois de criar todo um planejamento consistente, chegou o momento de escolher o tema da festa. Existem, é claro, aqueles que já estão mais do que consagrados, pois são sazonais, como carnaval, páscoa, festa junina ou Halloween. Mas vale também pesquisar outros temas. Afinal, sempre vale usar a criatividade a fim de organizar um evento que entretenha os convidados e, de quebra, forneça um pouco de cultura dentro de um ambiente corporativo. Só não esqueça da nossa dica anterior: conheça seu público. A festa temática precisa ter a cara dele.

Uma vez escolhido o tema, vale dar atenção aos detalhes: desde a forma como os guardanapos são dobrados passando por outros detalhes da decoração, música, gastronomia e lembrancinhas. Vale também fazer uso da internet para buscar referências visuais, como Pinterest, Tumblr, Instagram ou até mesmo o Google.

Depois, é só aproveitar a festa. E que vocês consigam tratar de negócios e, ao mesmo tempo, tenham um ambiente descontraído. Afinal, essa é a ideia quando falamos em eventos corporativos, não é mesmo?

Tags

Compartilhar

© 2017. Cia dos Sítios. Desenvolvido por R&D Marketing Digital.